segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Brincadeiras para chá de cozinha/panela

Neste final de semana foi o chá de cozinha da minha prima mais nova e eu fiquei responsável pelas brincadeiras.
Não gosto muito daquele tradicional chá onde a noiva fica sem roupas, tuda suja de tinta e maquiagem e bêbada.
A noiva não queria saber do que ia rolar na hora e, claro, dei uma pesquisada básica para selecionar o que podia fazer para ela.
Encontrei muitas brincadeiras, outras eu mesma inventei e no final nem deu tempo de usar todas. 
Mas como a festa já passou, posso detalhar como fiz. Uma dica que dou é fazer um roteirinho da sequência das brincadeiras a serem usadas e deixar tudo mais ou menos à mão na hora da festa. Lembrando também que quanto menos pessoas souberem do que será feito, maior será a surpresa.

 Meu roteiro foi o seguinte:


  • Antes da festa começar, confeccionamos aventais de TNT (a noiva deu  a ideia), colocamos em um saquinho e escondi no fundo das cadeiras onde as convidadas sentariam. As cadeiras estavam dispostas em um círculo, com a noiva no meio. 
  • Na festa que organizamos, eram 30 convidadas. Então, copiei três receitas bem diferentes (uma massa, um doce e um prato com frutos do mar) em papéis de cores diferentes. Cada receita possuia, exatamente, dez ingredientes. Cortei, dobrei e reservei numa panelinha. Pedi que cada convidada escolhesse um papel (cada papel com um dos ingredientes). Depois que todas tinham seus papeizinhos, expliquei que elas são ingredientes de uma receita e que só juntas são capazes de dar um sabor próprio à receita. E esta receita é a vida da noiva. Por isso elas estavam todas lá. Pedi para levantarem as donas dos papéis amarelos e se agrupassem e o mesmo com as demais. Depois dos grupos formados (foram três), cada uma teria que pegar no fundo da sua cadeira uma surpresa que havia para elas usarem durante a festa (os aventais).
  • Feito isso, todas já de avental, expliquei que a noiva, antes de casar, passava por uma maratona: escolher vestido, salão, fotógrafo, banda, igreja, e por aí vai. E não é justo deixar a noiva trabalhar sozinha. Por isso elas iam trabalhar também. A partir daí começaram as brincadeiras propriamente ditas:
  • 1° brincadeira - enchendo o saco: cada grupo recebeu uma lista de objetos e um saco. Elas teriam um tempo para colocarem dentro do saco todos os itens da lista, que deveriam ser retirados EXCLUSIVAMENTE de dentro de suas bolsas. O grupo que acabou primeiro ou conseguiu o maior número de itens venceu.O grupo perdedor pagou uma prenda escolhida pelas vencedoras.
  • 2° brincadeira - cheirinho de cozinha: coloquei em recipientes separados temperos diferentes e tampei. Pedi à noiva para que cheirasse e descubrisse o que é. Fiz o mesmo com os grupos. Eu usei cominho, canela em pau, sal, folha de louro, coloral (com L ou com U???), cebola e alho. 
  • 3° brincadeira - caixa de Pandora: Embrulhei algum brinde em uma caixa, depois em outra, e por aí vai, até ter mais ou menos cinco. Expliquei que vai passar uma música e, na hora em que a música parar, quem estivesse com a caixa na mão teria que abri-la e usar o que tinha ali até o final da festa. Ao falar isso, dei uma risadinha. Ninguém  queria ficar com a caixa depois desta risadinha... Eu coloquei como brinde um bloquinho de anotações.
  • 4° brincadeira - a nossa história: pedi que cada convidada escrevesse uma situação vivida com a noiva e não assinasse seu nome. Se a noiva conseguisse descobrir a autora da histíria, ganharia o direito de abrir o presente da convidada. Caso contrário,mais um mico para a noiva.
  • 5° brincadeira - feitiço contra o feiticeiro: pedi que cada uma sugira uma prenda para a noiva pagar. Também teriam que anotar num papel e desta vez assinarem. Depois que todas tivessem terminado, cada uma teria que fazer o que sugeriu para a noiva.
  • 6° brincadeira - eu nunca:  distribui um saquinho com pastilhinhas de chocolate (tipo M&M) dentro. Cada saquinho deveria conter o mesmo número de pastilhas. Cada convidada deveria dizer alguma coisa que nunca fez. As convidadas que já tiverem realizado aquilo que a outra nunca conseguiu, deveriam comer uma pastilha e assim por diante. O grupo que terminasse com menos pastilhas seria o vencedor. A noiva também pode participar.
  • 7° brincadeira - par perfeito: para esta brincadeira precisei recorrer aos brinquedos das minhas crias. Separei casais como o urso e a ursa, a Barbie e o Max Steel, o galo e a galinha, etc. Coloquei em baldes diferentes e dispostos distantes um do outro. Cada grupo elegia uma representante para encontrar os pares. Só era possível retirar um por vez de cada balde e o par deveria ser posto em um local pré-definido. As demais participantes deveriam atrapalhar suas rivais. Esta brincadeira, no final, me lembrou o futebol americano: nunca vi tanta mulher gritando, pulando e correndo ao mesmo tempo...
  • 8° brincadeira: o bom e velho questionário: perguntas feitas à noiva sobre o noivo para conferir no gabarito que o noivo, antes da festa já havia respondido. Claro que  cada erro da noiva corresponde a um mico ou prenda a serem pagos.
  • 9° brincadeira - palavras proibidas: distribui pegadores de roupas com um papel colado neles com algumas palavras como NOIVA, CASAMENTO, FESTA. Expliquei que, a partir daí, ninguém mais poderia falar estas palavras. Se alguém esquecesse, seu pegador poderia ser roubado por um grupo rival. Ganhaia o grupo que tivesse mais pegadores no final da festa.
  • 10° brincadeira: dia de noiva: cada grupo seria responsável por confeccionar com e para a noiva seu vestido (usando apenas papel higiênico), buquê (com papel higiênico, fita adesiva e palitos para churrasco)  e uma faixa (com cartolinas e diferentes tipos de papéis e lápis) onde deveria ter escrito MISS DESENCALHADA.

Este foi o meu roteiro, onde, no final, eu faria um sorteio de brindes entre as integrantes do grupo vencedor. Acabei sorteando entre todas porque muitas já tinham ido embora no final.

Mas também tenho várias outras sugestões de brincadeiras, como:

  • Desembaralhar palavras: pegue palavras relacionadas ao casamento e misture as letras. O grupo que conseguir desembaralhar o maior número de palavras num tempo estabelecido será o vencedor. Também pode ser usado para a noiva;
  • Casais famosos: peça a noiva para escolher 5 casais famosos e anotar. Depois disso ela terá que fazer mímicas para que as convidadas descubram que casal é este. Haverá um tempo estabelecido para cada casal e, claro, a noiva pagará uma prenda caso nenhum grupo descubra a resposta certa.
  • Cara a cara do casamento: as convidadas escolhem um objeto de cozinha para a noiva e vão deixando pistas para a noiva, para que ela descubra de que objeto se trata. Ao final de 10 perguntas e respostas, marcará ponto a noiva (ganhando o direito de não pagar uma prenda futura) ou um dos grupos.
  • Bingo da noiva: este é o mais dificil de fazer, do meu ponto de vista. Elabore cartelas de bingo com itens relacionados à cozinha e sorteie um brinde para quam completar a cartela primeiro. Para mim é o mais difícil porque você corre o risco de haver mais de uma vencedora, por exemplo, a não ser que você elabore muito bem ou encomende as cartelas em algum lugar especializado.
    Espero que tenham gostado.
    Beijocas da Liloca. 

11 comentários:

  1. Cynthia,

    Eu não acredito. Você e Lílian parece que estão combinando as coisa escondidas de todo mundo. Pois é, Lílian organizou o chá de panela da prima que é a filha mais nova de Sr. Alberto. Foi um sucesso. Não houve aquelas bricadeiras chata de embriagar a noiva, tirar a roupa ou fazer coisas que a constrangesse. A lembrancinha foi um géleia em cuja tampa, de brinde, havia um rolo para massas com tripla sugestão: cozinha, prevenção e correção. Após as brincadeiras saudáveis e inteligentes, cada convidada recebeu a Oração da encalhadas para uso proprio ou para interceder em favor de "alguém". Cruzes. Lourdinha

    ResponderExcluir
  2. Oiii... Gostaria de saber quanto tempo durou todas as brincadeiras, que horas começou e terminou o chá?
    Ahhh, adorei, parece ter sido muito divertido!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADA PELAS SUAS DICAIS...VALEW

      Excluir
  3. SÃO ÓTIMAS SUAS IDÉIAS. ADOREI TODAS!

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas ideias para o chá de panela, com certeza encaminhei para minhas madrinhas!!!

    ResponderExcluir
  5. oi mlr, vi que vc fez um jogo de perguntas e respostas.. to desesperada.. sou madrinha da noiva e nao sei o que perguntar, eh um cha misto.. vc teria sugestoes?? valeuu..

    ResponderExcluir
  6. Olá, madrinha. Vc pode fazer aquelas perguntas bem tradicionais, como a data em que o casal se conheceu, opções de lazer preferida pelos dois, o momento mais marcante para eles no relacionamento, defeitos de ambos, e por aí vai...

    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sua opinião é sempre importante.
Beijocas!